Lucas Leoncine propõe lei para estimular políticas de incentivo à educação empreendedora em Americana


Visualize fotos

 

 

O vereador Lucas Leoncine (PSD) protocolou um projeto de lei na secretaria da Câmara Municipal de Americana dispondo princípios gerais de políticas públicas sobre educação empreendedora no município. 

 

No documento, o parlamentar explica que o empreendedorismo tem ganhado mais espaço e importância na educação básica brasileira, pois promove habilidades como a criatividade, a iniciativa pessoal, a capacidade de identificar oportunidades e a resolução de problemas, preparando os indivíduos para atuarem de forma mais proativa em suas vidas e na sociedade, além de preparar os estudantes de forma crítica e criativa para o mundo do trabalho.

 

“Os americanenses querem uma escola pública que permita a inclusão social dos nossos jovens, especialmente em tempos de mudanças disruptivas como vemos na economia mundial. Se estamos pensando numa cidade que atraia investimentos em indústria e serviços de alta tecnologia, precisamos ter cidadãos críticos, criativos e capazes de ocupar os melhores postos de trabalho”, enfatiza Leoncine. 

 

O autor estabelece que o tema da educação empreendedora poderá ser abordado, com mediação de profissionais da educação, em debates sobre o plano municipal do setor e na formulação de projetos pedagógicos, com participação em projetos dos governos estadual e federal e em parceria com instituições do terceiro setor, empresas e universidades. 

 

“Não estamos criando um currículo, nem impondo novas obrigações aos professores. O propósito é fomentar o debate público e atualizar nossa legislação, tudo em conformidade com leis federais; que o próximo plano decenal de educação seja ousado e revolucionário”. O projeto será encaminhado às comissões permanentes e, não havendo impedimento legal para sua tramitação, será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante sessão ordinária.

 

* Com informações e foto da assessoria do vereador