A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou um requerimento na Câmara Municipal de Americana solicitando informações da prefeitura sobre ações visando a segurança alimentar na merenda escolar servida na rede pública municipal de educação.
No documento, a parlamentar questiona se a prefeitura está cumprindo a lei que determina que 30% dos alimentos da merenda escolar devem ser de origem da agricultura familiar e quais são os fornecedores desses produtos; quais as ações implementadas pela secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos para elaborar o plano municipal de segurança alimentar; as condições atuais da merenda escolar na rede municipal de Americana; e se existe alguma pesquisa de satisfação sobre o serviço oferecido à população.
A autora destaca que a merenda escolar é um importante componente da segurança alimentar, mas que deve ser considerada em um plano com ações conjuntas. “A alimentação adequada para crianças, na escola e em casa, é fundamental para o pleno desenvolvimento físico, cognitivo e emocional, contribuindo para redução da sobrecarga do SUS e do orçamento público. O mesmo adoecimento acontece também para os adultos mal alimentados, afetando sua produtividade e bem-estar cotidiano”, comenta Professora Juliana.
“É ainda fundamental destacar que a falta de alimento não é a única forma de insegurança alimentar, mas a falta de acesso a determinados macronutrientes e alimentos, assim como o consumo excessivo de outros”, finaliza a vereadora.
O requerimento foi aprovado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária de terça-feira (1) e será encaminhado à prefeitura para resposta.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação