A vereadora Professora Juliana (PT) reuniu-se na quarta-feira (14) com o presidente do Consorcio Intermunicipal de Manejo de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas (Consimares), Valdemir Aparecido Ravagnani, para conhecer detalhadamente as políticas públicas de coleta seletiva, reciclagem e gestão de resíduos sólidos adotadas pelos municípios consorciados. O objetivo do encontro foi discutir a possível retomada da participação de Americana no Consórcio.
Durante a reunião, Ravagnani explicou que o Consimares atua em quatro frentes para reduzir os resíduos destinados de forma final aos aterros sanitários dos municípios consorciados: compostagem, coleta seletiva, tratamento físico e térmico de resíduos da construção civil e tratamento térmico dos demais resíduos para geração de energia elétrica – esta última iniciativa em fase de implementação com a construção da Central de Tratamento e Recuperação de Resíduos em Nova Odessa, que receberá um investimento de aproximadamente R$ 800 milhões.
“Enquanto vemos os municípios vizinhos com uma capilaridade de ações na gestão de resíduos sólidos, Americana não estabelece parcerias com nenhuma cooperativa de catadores ou usina de reciclagem, enviando a maior parte dos resíduos diretamente para o aterro sanitário da cidade. O município conta com um sistema de coleta seletiva pouco institucionalizado, que atende apenas as residências que solicitam o serviço, e não há qualquer divulgação sobre a destinação dessa coleta”, pontuou Juliana.
Ainda segundo Ravagnani, o Consimares tem como propósito fortalecer a política de gestão e destinação de resíduos sólidos das cidades que o integram. “A adoção de medidas conjuntas entre os municípios, em vez da atuação isolada, permite a implementação de ações integradas que geram ganho de escala, tornando a política mais eficiente, eficaz e abrangente. Isso possibilita o envolvimento de um número maior de atores sociais e consequente beneficiamento direto de famílias e empresas que atuam na área, além dos impactos ambientais positivos que beneficiam toda a população”, comentou.
Para a vereadora, essas medidas tornam os municípios consorciados — Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré — referências nacionais em sustentabilidade e geração de valor social e econômico a partir de seus resíduos sólidos.
“Americana já integrou o Consimares. No entanto, gestões anteriores deixaram de realizar os pagamentos regulares ao consórcio e, em 2019, o município se desligou definitivamente. Desde então, a cidade tem implementado individualmente sua política de gestão de resíduos. Essa reunião foi fundamental para compreender as políticas do consórcio e discutir formas de Americana retornar à iniciativa. Buscarei novas reuniões e estudos para viabilizar esse reingresso, medida que cobraremos do prefeito e da atual gestão, já que é ele quem tem o poder de firmar essa adesão. Os aterros sanitários lotados serão um problema no futuro e Americana só tem a ganhar ao buscar soluções antes que esses problemas se concretizem”, concluiu Juliana.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação