A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou uma indicação na secretaria da Câmara Municipal de Americana sugerindo a implantação de Salas Lilás no Hospital Municipal Waldemar Tebaldi e nas unidades de pronto atendimento (UPAs). As salas são espaços estruturados para garantir atendimento humanizado, seguro e reservado de mulheres vítimas de violência, vedando o acesso de pessoas não autorizadas, especialmente do agressor.
No documento, a parlamentar explica que a implantação das salas foi determinada pela Lei Federal nº 14.847/2024. “As salas lilás se configuram como importantes instrumentos de proteção, pois proporcionam um ambiente de segurança, respeito e acolhimento às vítimas. Esses espaços asseguram não apenas a privacidade necessária para o relato da violência, mas também o suporte adequado para que as mulheres possam ser encaminhadas, quando necessário, para redes de apoio e proteção social”, aponta Juliana.
A indicação será relacionada na pauta da sessão ordinária de terça-feira (6) e encaminhada ao Poder Executivo para análise e atendimento.