Cinquenta alunos do quinto ano da E.E. Profº João Solidário Pedroso, no bairro São Manoel, participaram na tarde desta terça-feira (23) de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem”, da Câmara Municipal de Americana.
Ainda na escola, os alunos tiveram palestras e discussões de caráter interdisciplinar e atividades voltadas para o desenvolvimento do senso crítico e o debate em Plenário. Além disso, receberem o apoio dos coordenadores, professores da escola e assessores da Câmara para a realização de várias etapas do projeto, como pesquisas e elaboração das proposituras.
O vereador Luciano Corrêa (SDD) esteve presente e realizou a entrega dos certificados aos alunos.
A mesa diretora foi composta por Gustavo Cezar dos Santos (presidente), Natanael Alves de Melo (primeiro secretário) e Lucca Rafael Coelho dos Reis (segundo secretário). Foram discutidos dois projetos de lei e três requerimentos.
Projetos
Um projeto de lei foi aprovado pelos vereadores mirins:
- Dispõe sobre a entrada grátis para crianças de 0 a 10 anos nos eventos como cinema, teatro e outros eventos culturais de Americana;
Requerimento
Três requerimentos foram aprovados pelos vereadores mirins:
- Requer informações sobre as escolas municipais que não fazem parte do programa de período integral;
- Requer informações sobre o espaço de lazer público no município de Americana;
- Requer informações sobre postos de saúde e hospitais de Americana.
Rejeitado
Um projeto de lei foi rejeitado pelos vereadores:
- Inclui a Festa do Peão de Americana no calendário oficial dos eventos municipais da cidade e determina que metade da renda deste evento seja anualmente destinada à prefeitura.
O projeto
O “Câmara Jovem” é um projeto educacional em que os alunos atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.
Publicado por: Assessoria de Comunicação