Câmara municipal de Americana

Americana, 31 de Outubro de 2014
05/11/2010

Câmara de Americana implanta programa pioneiro de Consciência Ecológica

A Câmara Municipal de Americana implantou nesta semana o programa de Consciência Ecológica com a instalação de lixeiras e containeres em pontos internos e externos do prédio do Legislativo. O objetivo é conscientizar funcionários e freqüentadores da importância e da necessidade da reciclagem do lixo.

No interior do prédio, foram colocadas cinco lixeiras grandes com compartimentos para cada tipo de material, sendo uma em cada corredor, saguão e recepção, além de lixeiras menores com divisória para separação do lixo reciclável do não reciclável para cada gabinete e setor administrativo. Na parte externa do prédio, foram colocados containeres para cada tipo de material para recolhimento pela coleta seletiva da Prefeitura Municipal.

Para Cauê Macris (PSDB), presidente da Casa, é importante que a Câmara dê exemplo e incentive a conscientização ambiental. “Essa questão ambiental vem sendo debatida cada vez mais, e dentro desse aspecto está a separação dos materiais recicláveis. É uma iniciativa ecologicamente correta e que mais uma vez demonstra a preocupação da Câmara com o desenvolvimento sustentável”, afirmou Cauê, autor do Decreto Legislativo 23/2009, que criou o Programa de Consciência Ecológica.

A Secretária Geral, Juliana Nandin de Camargo, afirmou que a iniciativa da Câmara é um modelo a ser seguido. “Nós estamos cumprindo com uma obrigação não só como Poder Legislativo, mas como cidadãos, já que os problemas decorrentes da falta de respeito e cuidado ao meio ambiente refletem diretamente na vida de todos”, disse.

Juliana informou ainda que já foram adquiridos recipientes para o recolhimento de materiais como pilhas e baterias, mas que ainda não foram instalados pela inexistência de local apropriado no município para a destinação final dos materiais recolhidos.

Demais ações

Com várias ações de economia e preservação, a Câmara Municipal de Americana reduziu em mais de 25% o consumo de papel nos dois últimos anos. Essa economia de papel está relacionada a disponibilidade de consulta via sistema das atividades do legislativo e no envio eletrônico da Ordem do Dia, Pautas e Proposituras das sessões para cada gabinete. Esse conteúdo também fica armazenado nos notebooks de cada parlamentar.

Desde 2009, os setores administrativos da Câmara utilizam um programa de protocolo digital, que elimina o uso de papel para rotinas diárias, como serviço interno, solicitação de férias, orçamentos em geral, dentre várias outras ações, antes impressas em duas vias para protocolo. Todos os funcionários também contribuem com essas ações e realizem as impressões utilizando frente e verso das folhas.

conheça a cÂmara
sessões

RECEBA AS NOVIDADES NO SEU EMAIL

Interlegis