0800- 7719701


Mais de cinquenta pessoas participam da 30ª Romaria Americana-Pirapora



Mais de cinquenta pessoas iniciaram hoje (18) a 30ª Romaria Americana-Pirapora, uma caminhada de 111 quilômetros em direção ao Santuário de Bom Jesus de Pirapora. Marcada pela fé e superação pessoal, a caminhada termina na quinta-feira (21), quando o grupo alcança seu objetivo.
Antes da saída, os romeiros receberam a benção do Padre Jeferson Luis Leme da Silva, da Paróquia Nossa Senhora do Brasil, localizada no Jardim Brasil. “É uma devoção que vocês têm, um propósito de vida espiritual que deve ser colocado neste caminho que percorrerão”, disse o padre. Durante a benção, ele leu a oração de Bom Jesus e a oração de envio. “Que vocês possam fazer uma boa caminhada e que Deus vá à frente dela”, complementou.
O vereador Capitão Crivelari (PP) participa há mais de dez anos da romaria e ajuda na organização da caminhada. “Temos a proposta de incluir nossa romaria no calendário oficial do município”, informou o parlamentar. “Este ano teremos uma caminhada ainda mais organizada e com mais participantes. Que tenhamos todos uma romaria tranquila e abençoada”, afirmou Crivelari.
Aos 86 anos, Dona Luiza Padovani participa mais uma vez da romaria. Há trinta anos, ela foi responsável – juntamente com suas irmãs – pelo início da caminhada até Pirapora do Bom Jesus. “Começamos em três pessoas. É muito gostoso. A gente nem acredita que está desse jeito hoje, nunca teve tanta gente participando”, relatou. Ela explica que, em razão da idade, não é possível realizar todo o trajeto a pé. “Ano passado consegui andar 35 quilômetros. Quem sabe não consigo mais neste ano”, disse animada.
O trajeto da romaria mescla territórios urbanos e rurais e passa pelas cidades de Monte Mor, Indaiatuba e Cabreúva no caminho até Pirapora. O grupo conta com dois carros de apoio que transportam as bagagens pesadas, água, e auxiliam os romeiros que se sentirem cansados durante o trajeto.
Romeiros
Desde 2004, o autônomo Santo Emílio Piacentini, 57 anos, participa da Romaria Americana-Pirapora. “A expectativa é chegar bem, como acontece todos os anos”, afirmou. “Gosto de andar, já fui várias vezes de bicicletas, mas caminhando é melhor porque não precisa se preocupar com nada”, relatou o romeiro.
O gerente de logística Fabiano Vendimiati, 40 anos, é morador do Jardim São Paulo e participa pela primeira vez desta romaria. Ele contou que há cinco anos vai para Pirapora juntamente com um grupo de Piracicaba. “A principal expectativa é chegar. Quero fazer dessa caminhada um encontro comigo mesmo. Esquecer do dia a dia e ajudar aqueles que precisarem”, disse.
Aos 63 anos, Antonio Casagrande, aposentado morador do Jardim São Pedro, participa pela terceira vez dessa romaria. “Acredito que esta edição será melhor que a anterior”, ressaltou o romeiro. “Na Semana Santa, gosto de fazer alguma penitência. Por isso, vou caminhar”, explicou.
Morador do Jardim Ipiranga, o empresário Gerson Defávari, 46 anos, participa pela primeira vez da romaria. “Estou indo por curiosidade e qualidade de vida, sem caráter religioso, mas sempre existe algo por trás disso”, contou. Mais experiente, a costureira Elza Bento de Oliveira, 62 anos, falou sobre sua expectativa sobre a caminhada. “Espero que eu aguente chegar. Já faz vinte anos que eu vou”, afirmou.
Assessoria de Comunicação


Outras Notícias

Fique por dentro