0800- 7719701


Câmara realiza audiência pública sobre proibição do uso de sacolas plásticas em Americana



A Câmara Municipal de Americana realiza nesta segunda-feira (26), a partir das 19h, no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo, audiência pública para o debate do projeto de lei nº 125/09, de autoria do vereador Odair Dias (PV), que proíbe a utilização de sacos plásticas de lixo e sacolas plásticas à base de polietileno ou derivados de petróleo em Americana.
Foram convidados para a audiência representantes de organizações não governamentais e entidades ligadas ao meio ambiente, autoridades, membros de conselhos municipais, empresários do setor, estudantes e professores, dentre outros. A audiência será aberta para a participação da população, e terá transmissão ao vivo da TV Câmara, a partir das 19h, pelos canais 4 da Net Digital e 96 da Net convencional.
De acordo com o parlamentar, que solicitou a realização da audiência, o interesse despertado pelo projeto foi o principal motivo para o agendamento do debate. “Tendo em vista as diversas opiniões exprimidas sobre o projeto, achamos por bem convidar os diferentes segmentos da sociedade civil para debatermos o assunto de maneira mais aprofundada”, afirma.
A proposta de Odair Dias é substituir o uso de sacos plásticos de lixo e de sacolas plásticas por sacos de lixo e sacolas ecológicas ou compostáveis nos estabelecimentos privados e órgãos públicos em Americana. “A intenção é diminuir o impacto ambiental causado pelo plástico, que leva em média 450 anos para se decompor, enquanto o biodegradável desaparece em 18 meses e a compostável em, no máximo, seis meses”, argumenta Odair na justificativa do projeto.
“Além do impacto ambiental, devido ao fato de levar séculos até a sua degradação, as sacolas entopem canos de esgoto e pluviais, causam problemas para animais aquáticos, que podem ficar presos dentro delas”, acrescenta. Por isso, o parlamentar considera imprescindível a participação popular na audiência pública. “É um tema de extrema importância não só para nós, mas também para nossos filhos e netos, ou seja, as gerações futuras. Desta forma, se cada um der a sua parcela de contribuição, transformaremos o projeto em um instrumento ainda mais eficiente na preservação do meio ambiente”, convida.
Histórico
Após a apresentação do projeto na Câmara, o parlamentar se reuniu na sede da Associação Comercial e Industrial de Americana (ACIA) com representantes das redes de supermercados que atuam em Americana para discutir o projeto, além de participar de um debate na cidade de Piracicaba, que teve como tema “Ciclo de vida das embalagens plásticas – descarte final”.
Apesar de enfrentar alguma resistência por parte de empresários do setor, Odair Dias recebeu também apoio pela iniciativa: diversos moradores de Americana o visitaram no Gabinete elogiando a proposta, incluindo comerciantes que afirmaram ter iniciado a substituição das sacolas imediatamente após a apresentação do projeto. “Além de contribuir para acabar com as sacolas plásticas, elas estão contribuindo para diminuir o impacto ambiental causado pelos produtos PET, aumentado assim o seu índice de reciclagem. Ficamos felizes com a manifestação de apoio”, conclui Odair.
Assessoria de Comunicação


Outras Notícias

Fique por dentro