0800- 7719701


Ampliação de vagas no CIEP Jaguari é discutida na Tribuna Livre



A Tribuna Livre “Dr. Waldemar Tebaldi” foi utilizada durante a Sessão Ordinária desta quinta-feira (22) pelo professor e advogado, Wellington Carlos Zigarti, para solicitar apoio dos legisladores junto ao Executivo, no sentido de ampliar as vagas escolares da rede municipal de ensino no CIEP (Centro Integrado de Educação Pública) do bairro Jaguari, para que possa atender os alunos de sexta a oitava séries.
Zigarti explicou que o CIEP “Professora Maria Nilde Mascellani” atende alunos somente até a quinta série. A partir da sexta série, os alunos são obrigados a migrar para escolas estaduais que ficam distantes do bairro. “Esta é uma reivindicação de pais e alunos que residem nos bairros Jaguari e Nova Carioba. Além de se localizarem distantes do bairro, os pais entendem que as escolas estaduais não oferecem a mesma estrutura das escolas municipais”, justificou.
Como sugestão para atender esta solicitação, Zigarti pede que o CIEP do Jaguari seja transformado em EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental), de modo a dobrar o número de vagas. “Considerando a importância do ensino integral, as atividades diversas poderiam ser desenvolvidas com os alunos em turno inverso”, destacou.
Outra forma seria a implantação de um turno alternativo no CIEP, com aulas das 16h às 20h30 para atender os adolescentes de sexta a oitava séries. Ou ainda, a construção, nas áreas públicas existentes na região, de uma nova escola municipal que possa atender aos alunos do bairro. “Estas sugestões devem ser analisadas em conjunto para chegarmos a uma solução que contemple a todos”, concluiu Zigarti.
Na oportunidade, Zigarti apresentou um projeto piloto que está em desenvolvimento no CIEP Jaguari. Trata-se da oficina de mídias, em especial jornal e rádio, cujo objetivo é formar alunos mais críticos em suas leituras. O projeto prevê a instalação de uma rádio dentro da escola e a confecção de um jornal mensal feito pelos alunos.
A primeira edição do jornal “O Jaguari”, nome escolhido pelos alunos, já foi elaborada. Os alunos de terceira, quarta e quinta séries são os responsáveis pela execução e diversos temas são trabalhados em uma aula semanal especificamente para o jornal.

Vereadores
Os vereadores Celso Zoppi (PT), Divina Bertalia (PDT), Marco Antonio Alves Jorge, o Kim (PDT), Odair Dias (PV) e Oswaldo Nogueira (DEM) manifestaram apoio e se colocaram à disposição para auxiliar no que for necessário.
“Vou torcer para que o secretário da Educação se empenhe em resolver o problema da falta de vagas. Vejo como melhor saída transformar o CIEP em EMEF. A região seria bem atendida por uma EMEF e migraríamos as crianças para outros CIEPs”, explicou Divina.
Para Zoppi, o projeto da oficina de mídias deveria ser implantado em todos os CIEPs como forma de educação global. “Mais do que auxiliar os alunos a ter uma boa redação, o projeto interage os alunos com a sociedade”, explicou.
O vereador Kim ressaltou a importância de entender o que está acontecendo para definir o que será feito. “O CIEP prevê a educação em tempo integral e está voltada aos filhos dos pais que trabalham o dia todo. Temos que refletir se estes alunos não serão prejudicados em função da decisão que será tomada”, disse.
O presidente da comissão de Educação da Câmara, vereador Odair Dias (PV), entendeu como pertinente a solicitação e propôs a realização de uma reunião entre os vereadores membros da comissão, os pais e demais interessados para juntos analisar o problema e sugerir solução. “A comissão de Educação vai auxiliar no que for necessário para resolver o problema da falta de vagas. Vamos nos reunir com os pais para juntos encontrarmos uma solução e apresentar ao Executivo”, concluiu Odair.

Tribuna Livre
A Tribuna Livre “Dr. Waldemar Tebaldi” é um instrumento público e pode ser usada nas sessões por qualquer cidadão, desde que inscrito com antecedência mediante solicitação protocolada na Secretaria da Casa. Na Tribuna é possível se apresentar projetos, solicitar ajuda, prestar contas de um trabalho e falar sobre diversos outros assuntos.

Assessoria de Comunicação


Publicado em: 22 de abril de 2010

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro