0800- 7719701


Câmara homenageia 186 anos da Polícia Militar em sessão solene



 

A Câmara Municipal de Americana realizou na sexta-feira (15) sessão solene em homenagem ao aniversário de 186 anos da Polícia Militar do Estado de São Paulo, comemorado anualmente em 15 de dezembro. A homenagem foi motivada por requerimento de autoria do vereador Thiago Brochi (PSDB).

 

Participaram o vereador Thiago Brochi, o comandante do 19º Batalhão de Polícia de Americana, Tenente Coronel PM Mauro Luchiari Junior e o subcomandante do 19º BPM, Major PM Rogério Nascimento Takiuchi, além de oficiais, policiais, membros da Polícia Militar de Americana e convidados.

 

Durante a solenidade, foi exibido um vídeo contando o histórico de fundação da Polícia Militar do Estado de São Paulo. O vereador Thiago Brochi usou a palavra para destacar a importância da polícia para a vida em sociedade. “Vocês todos aqui presentes fazem a diferença no dia-a-dia, na vida das pessoas. Se nós temos uma cidade segura, é graças ao desempenho de vocês. Vocês saem de casa, deixam a família para ir ao trabalho, e não sabem se voltam. Por isso, tê-los trabalhando em prol da nossa população é motivo de muito orgulho. Parabéns a todos, e que Deus abençoe a vida de cada um de vocês”, disse.

 

O comandante do 19º Batalhão de Polícia de Americana, Tenente Coronel PM Mauro Luchiari Junior, utilizou a palavra para agradecer em nome dos policiais. “A sociedade reconhece o nosso trabalho, e é uma honra saber que o legislativo de Americana faz essa justa homenagem à polícia militar”, discursou.

 

Ao final da solenidade, a comerciante Neusa Carrenho usou a palavra para agradecer ao trabalho dos policiais da Força Tática. Ela teve seu salão de beleza invadido em agosto em uma tentativa de assalto que foi solucionada pelos oficiais sem ocasionar vítimas. “Foram realmente momentos de terror. Todos foram amarrados, pés e mãos, e em todos os momentos eu pedi a Deus para que nos protegesse. Eu gostaria muito de dizer o quanto foi importante, o quanto a polícia nos protege e são nossos amigos. Sou eternamente grata a todos vocês”, falou.

 

Histórico

 

A Polícia Militar do Estado de São Paulo tem por função primordial a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública paulista. Integrante do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social brasileiro, está subordinada ao Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria Estadual de Segurança Pública.

 

Sua fundação se deu em 15 de dezembro de 1831, através de uma lei da Assembleia Provincial. O Corpo de Guardas Municipais Permanentes, composto de cem praças a pé e trinta a cavalo, formou os primórdios da Polícia Militar do Estado de São Paulo, em atendimento ao decreto Imperial baixado pelo Regente Feijó.

 

Seus integrantes são denominados militares estaduais, assim como os membros do Corpo de Bombeiros Militar de São Paulo.  Atualmente, em efetivo, é a maior polícia do Brasil e a terceira maior Instituição Militar da América Latina, contando com aproximadamente 100 mil policiais.


Publicado em: 18 de dezembro de 2017

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro