Alunos da EE Profª Sebastiana Paié Rodella participam de sessão simulada do projeto “Câmara Jovem”

Publicado em: 16 de abril de 2018

Cinquenta alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Sebastiana Paié Rodella, do bairro Parque da Liberdade, participaram na segunda-feira (16) de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem”, da Câmara Municipal de Americana.

Ainda na escola, os alunos tiveram discussões de caráter interdisciplinar e atividades voltadas para o desenvolvimento do senso crítico e o debate em Plenário. Além disso, receberem o apoio dos coordenadores, professores da escola, vereadores e assessores da Câmara para a realização de várias etapas do projeto, como pesquisas e elaboração das proposituras.

No plenário, as atividades foram orientadas pela assessoria do Legislativo e pelos vereadores, que acompanharam as discussões. Participaram os vereadores Gualter Amado (PRB), Marschelo Meche (PSDB), Odir Demarchi (PR), Rafael Macris (PSDB), Thiago Brochi (PSDB), Thiago Martins (PV) e Welington Rezende (PRP).

A mesa diretora foi composta por Thiago da Costa Dias (presidente), Geovana Beatriz Massaroto (primeira secretária) e Isabelly Luany Bonilia (segunda secretária). Foram discutidos dois projetos de lei, um requerimento, uma moção e uma indicação.

Proposituras

Foi aprovado pelos vereadores mirins um projeto de lei de autoria das vereadoras Luana Cristina Goes e Tainá Vitório dos Santos que autoriza o Poder Executivo a construir um ecoponto no bairro Parque da Liberdade.

Também foi aprovado um projeto de lei de autoria de vários vereadores que autoriza o Poder Executivo a construir uma praça na área da pista de BMX que encontra-se abandonada na Rua Serra do Mar, no Parque da Liberdade.

Foram aprovadas ainda as seguintes proposituras:

- Requerimento de autoria dos vereadores Lucas Gabriel Correia e Rebeca Macedo Medeiros que pede a reabertura do posto de saúde do Parque da Liberdade

- Moção de aplausos de autoria de todos os vereadores mirins à professora Sílvia

- Indicação de autoria de diversos vereadores solicitando reparo e restauração da massa asfáltica na Rua Serra das Cajazeiras.

O projeto

O “Câmara Jovem” é um projeto educacional em que os alunos atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.

Categoria: Câmara Jovem