0800- 7719701


Plácido José Von Ah recebe título de cidadão americanense em sessão solene



 

A Câmara Municipal de Americana realizou na terça-feira (15) sessão solene para a entrega do título de cidadão americanense ao senhor Plácido José Von Ah, pelos relevantes serviços prestados ao município. A homenagem foi motivada por projeto de decreto legislativo de autoria do presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Dr. Alfredo Ondas (PMDB).

 

Participaram da solenidade os vereadores Dr. Alfredo Ondas, Rafael Macris (PSDB), Thiago Brochi (PSDB) e Welington Rezende (PRP), o secretário municipal de Esportes, Osvaldo Klein Neto, o prefeito de Americana de 2005 a 2008, Erich Hetzl Junior, o vereador da 9ª e 10ª Legislaturas e presidente da Câmara Municipal de Americana no biênio 1989-1990, José Domingos Chávare, e os cidadãos americanenses José Fioque e Mário Antonucci, além de convidados, amigos e familiares do homenageado.

 

Durante o uso da palavra, o autor da propositura destacou o exemplo de vida do homenageado. “Conheci o Totó de maneira mais próxima quando trabalhamos juntos nas categorias de base do Rio Branco. Quando penso o que pode sintetizar a vida do homenageado, numa das grandes qualidades dele, é a humildade. Se pudéssemos resumir quem é ele, essa pessoa que deixou um legado lindo, ele é sem dúvidas um exemplo de vida e de humildade. Estou muito feliz em poder ser o autor dessa homenagem, e isso não é nada perto de tudo que Americana deve a você. Parabéns”, discursou o presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Dr. Alfredo Ondas.

 

Os vereadores utilizaram a palavra e enalteceram a importância do novo cidadão americanense. “Essa homenagem é o mínimo que a Câmara poderia fazer por essa pessoa que representa tanto não só para o esporte, mas para Americana como um todo. O esporte é um meio de transformação social, por isso parabenizo o Totó por todos esses anos de serviços prestados”, destacou o vereador Rafael Macris.

 

“Eu já te conhecia e sabia que sua história era grande, mas hoje vejo que ela é ainda maior, e muito respeitada. O Totó é uma pessoa muito querida, que todos têm algo bom a falar. Que Deus te dê muita saúde para que continue sendo essa pessoa exemplar”, falou o vereador Thiago Brochi.

 

“O Totó é uma pessoa que se dedicou ao esporte durante toda a sua vida, com paciência, perseverança, humildade e Deus no coração. Sinto-me honrado em poder participar da entrega desta honraria”, disse o vereador Welington Rezende.

 

Ao final da cerimônia, o homenageado agradeceu a todos pela honraria. “Agradeço aos vereadores, em especial ao Dr. Alfredo Ondas, pela homenagem. É muito difícil falar, mas agradeço à minha família. Vocês estão compartilhando de um dia muito especial para mim, e com certeza são todos muito especiais. Este é sem dúvida o dia mais feliz da minha vida. Obrigado”, discursou.

 

Biografia

 

Plácido José Von Ah, conhecido como “Totó”, nasceu no dia 01 de fevereiro de 1949, na cidade de Campinas. Casado há 46 anos com Neusa Maria Sampietri Von Ah, com quem teve quatro filhas, Richielly Cristina, Daniella Cristina, Patrícia Helena e Analina  e três netas Ana Luiza, Maria Fernanda e Elisa.

 

Em 1976, trabalhou como monitor na PUC–Campinas, e no ano seguinte foi professor instrutor. Em 1978 ingressou como professor assistente na cadeira de atletismo e comandou outros departamentos da universidade, exercendo as funções de professor de condicionamento físico, de basquete, vôlei, futebol, futebol de salão e natação, permanecendo na instituição até o ano de 1996.

 

Desde 1976 é funcionário concursado da Prefeitura Municipal de Americana. Ocupou o cargo de monitor de escolinhas esportivas até 1977, trabalhando na secretaria de Esportes. No mesmo ano conquistou o primeiro título e medalha por Americana no futebol, como preparador físico.

 

Assumiu o cargo de professor esportivo em 1978, e em 1979 passou a ser chefe da divisão de esportes, cargo que ocupou até a estrutura da Prefeitura ser reformulada e extinguir os departamentos, criando a secretaria de esportes em 1997.

 

Participou em 1973 dos Jogos Estudantis Brasileiros em Maceió, na função de árbitro de atletismo, repetindo a atuação nos anos seguintes em Campinas, Brasília e em Porto Alegre.

 

Foi membro da Comissão Técnica da Seleção Paulista de Futebol, na função de auxiliar técnico e preparador físico; técnico dos juniores do Rio Branco E. C. e Diretor de futebol amador de 2000 a 2004.

Coordenador da equipe de bocha de 1992 a 2014, também coordenou durante vários anos os campeonatos e torneios e festivais populares de truco, bochas, bilhar e dominó.

 

Devido a sua trajetória no esporte em Americana, a sala de troféus do Complexo Poliesportivo Milton Fenley Azenha recebeu o nome de Plácido José Von Ah (Totó), por intermédio da Lei Municipal nº 5790.

 

 


Publicado em: 16 de agosto de 2017

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro