0800- 7719701


Gualter propõe criação da “Semana Municipal da Saúde Ocular”



O vereador Gualter Amado (PRB) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um projeto de Lei em que propõe a instituição da Semana Municipal da Saúde Ocular no calendário oficial de eventos do município.

 

De acordo com a propositura, a semana será comemorada anualmente no mês de outubro e tem como objetivo promover campanhas de conscientização e prevenção de doenças oculares, cegueira por catarata e glaucoma, através da realização de palestras informativas, seminários, distribuição de folhetos, exames preventivos e consultas gratuitas aos cidadãos, bem como mutirão de cirurgias oftalmológicas, a serem executadas nas escolas municipais, estaduais e órgãos públicos de Americana.

 

“As doenças dos olhos e do sistema visual podem deixar sequelas que variam desde uma discreta diminuição da acuidade visual até a perda total da visão. Elas podem ser as doenças refrativas (miopia, hipermetropia e astigmatismo, por exemplo), o estrabismo, o glaucoma, a catarata, o ceratocone e muitas outras”, aponta Gualter.

 

De acordo com o vereador, com palestras de incentivo à saúde ocular e debates, é possível mostrar que não é só a utilização de óculos ou lentes de contato corretas que garante uma perfeita visão. “Existem doenças que avançam silenciosamente e não são perceptíveis sem a ajuda médica. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a falta de prevenção adequada pode fazer com que em 2020 existam 76 milhões de pessoas cegas no mundo”, afirma.

 

O projeto de lei será encaminhado às comissões pertinentes e, não havendo impedimento legal para tramitação, será discutido e votado pelos vereadores em plenário, durante sessão ordinária.


Publicado em: 10 de agosto de 2017

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro