0800- 7719701


Rafael Macris participa de reunião da Agência PCJ



 

O vereador Rafael Macris (PSDB), relator da Comissão de Despoluição da Represa do Salto Grande da Câmara Municipal de Americana, participou na quarta-feira (2), na Câmara Municipal de Campinas, da reunião da Agência das Bacias PCJ e Comitês PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí).

 

Durante o encontro, foi realizada uma consulta pública sobre o diagnóstico das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari, Jundiaí e Atibaia. De acordo com Macris, o primeiro diagnóstico, que aborda temas como saneamento básico, disponibilidade e demanda hídrica, uso e ocupação do solo e qualidade da água, servirá de base para a revisão do Plano das Bacias PCJ (2010-2020). Após essa fase, serão elaborados estudos sobre cenários de futuro para os recursos hídricos da região, assim como sobre as ações e investimentos recomendados.

 

“Essa primeira revisão dos planos hídricos das bacias PCJ é de suma importância para sabermos a real eficiência do tratamento de esgoto das cidades a montante da represa do Salto Grande e do Rio Atibaia. Vamos analisar esses diagnósticos e assim teremos um horizonte para realizar as próximas ações de recuperação da bacia. Esses dados contribuirão no trabalho da Comissão de Despoluição da Represa do Salto Grande”, destacou o vereador.  

 

Segundo o coordenador de sistemas de informações da Agência PCJ, Eduardo Cuoco Léo, o plano vigente para as Bacias PCJ foi elaborado no ano de 2010 e, desde então, houve muitas alterações na realidade da região. “Os municípios se desenvolveram e enfrentamos a pior estiagem de nossa história. A consulta sobre o diagnóstico nos permitirá avaliar o ponto de partida para recomposição de nossas estratégias”, avaliou.

 

A previsão é que no ano de 2018 aconteça ainda uma fase da revisão do plano dedicada à elaboração de cadernos sobre a garantia de suprimento hídrico, educação ambiental, conservação e uso da água no meio rural e recuperação florestal, águas subterrâneas e enquadramento em corpos d’água.

 

* Com informações da assessoria do parlamentar

 


Publicado em: 03 de agosto de 2017

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro