O vereador Léo Alves, o Léo da Padaria (PV), protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que cobra explicações do Poder Executivo e da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) a respeito de fiscalizações realizadas para aferir índices de poluição do ar no município.
No documento, o parlamentar relata que a população de Americana sofre frequentemente com a poluição do ar em vários pontos da cidade, seja por conta do mau cheiro ou de fumaça, que tornam o ar irrespirável e prejudicam pessoas mais sensíveis, em especial as que possuem problemas relacionados às vias respiratórias.
“São várias as queixas que chegam ao nosso gabinete questionando como tem sido feita a fiscalização às empresas da cidade. Embora saibamos da importância do parque industrial do município, também entendemos que é relevante a preocupação com a saúde dos moradores”, destaca Léo.
No requerimento, o vereador questiona se a Cetesb faz frequentemente a aferição da qualidade do ar de Americana e com qual periodicidade. Pede cópias dos relatórios de análise do ar dos anos de 2020 e 2021 e quer saber quantas autuações foram aplicadas no período por emissão de poluentes fora dos padrões permitidos.
Léo pergunta também se a secretaria municipal de Meio Ambiente já acionou a Cetesb para a realização de fiscalização em indústrias do município para aferição dos níveis de poluentes e quantas vezes isso ocorreu em 2020 e em 2021. O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário na próxima sessão ordinária, que acontece nesta quinta-feira (8).
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação